Índice
- O Curso R
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- Tutoriais
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- Apostila
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- 6. Testes de Hipótese (em preparação!)
- Exercícios
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- Material de Apoio
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- Área dos Alunos
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PROPOSTA A – Ajudando futuros alunos de “Processos Evolutivos” (e a mim mesma)
Função genpop()
Meu primeiro contato com o R foi com um script na disciplina “Processos Evolutivos”, e me lembro de ter ficado um pouco impressionada com a linguagem. Tive a sensação que era complicado demais e que nunca iria conseguir programar. Nessa disciplina, parte dos estudos sobre Equilíbrio de Hard- Weinberg era feito em um programa chamado Populus e uma outra parte por alguns scripts.
Input e output
Minha proposta é fazer uma função que retorne graficamente a frequência de alelos ao longo das gerações, segundo a Teoria de Hard- Weinberg. Dessa forma, o script estará “escondido” e pode ser mais palatável para alguns alunos.
Quero que minha função funcione em diferentes cenários:
Para isso, seria necessário que a função contasse com, pelo menos, os seguintes argumentos:
{Estou estudando essa proposta durante essa semana, já que alguns conhecimentos estão meio enferrujados. Estou pensando se usarei os argumentos s e m sempre pra um mesmo alelo (ex: sempre que os valores foram alterados, será o “Azão” que será selecionado ou escolhido pelo parceiro) ou se eu permito inserir a seleção por fenótipo (permitir informar se s e m estão selecionando o “Azão” ou o “azinho”). Acredito que essa parte do s e do m é onde eu poderei fazer mais modificações até a entrega do trabalho final}
Comentários Renata Orofino
Louise respondendo: Vamos lá :)
Legal, acho que essa proposta é mais bacanuda.
Se precisar de alguma ajuda, me avise, ok? renata.orofino@gmail.com
PROPOSTA B – Ajudando as amigas professoras
Função notas()
Algumas amigas professoras me disseram que após corrigir dezenas (ou centenas) de provas, elas precisam fazer gráficos para apresentar as notas para os coordenadores durante reuniões. Em escolas da rede privada as notas dos alunos acabam sendo muito cobradas… dos professores. Além disso, elas comentaram que seria interessante que os gráficos fossem padronizados entre os professores, pois alguns deles apresentam os dados de uma forma não muito honesta.
Input e output
Sendo assim minha proposta é fazer uma função que retornasse, para cada classe/conjunto de notas:
A função teria os argumentos (ainda pensando em outras possibilidades):
Comentários Renata Orofino
Louise respondendo: Oi Renata, obrigada pelas dicas.
As duas propostas são bacanas, Louise. Concordo com a Rena que a primeira tem mais desafios a serem enfrentados. A segunda você faz pras amigas em troca de chocolate. Vai fundo na 1! — Sara
Monitoras queridas, Fiquei pesquisando como inserir o m (de seleção de parceiros) na proposta e parece que a forma como pensei é errada. Conceitualmente errada. Tentei trabalhar o m da mesma forma que se usa o s, mas fica algo bem simplista e para isso eu teria que deixar uma série de premissas e explicar tudo que eu assumi. Busquei alguns monitores com os quais eu poderia conversar pessoalmente, recebi algumas dicas e estou reformulando a proposta final.