Índice
- O Curso R
-
- Tutoriais
-
- Apostila
-
- 6. Testes de Hipótese (em preparação!)
- Exercícios
-
- Material de Apoio
-
- Área dos Alunos
-
- Cursos Anteriores
-
IBUSP
Outras Insitutições
Linques
Visitantes
Outras Insitutições
Na versão do curso do ano de 2012 tivemos 80 alunos, dois professores e 10 monitores. Com dois professores não teríamos como atender mais de 20 alunos e tinha dúvidas quanto a viabilidade de rodar um curso com mais de 50 alunos. Como nossa proposta é popularizar o uso da linguagem e ampliar a audiência do curso,viabilizar edições com maior número de alunos é essencial. Isso só é e foi possível graças ao trabalho voluntário de um grupo de monitores engajados na proposta do curso. Esse ano teremos as vagas do curso condicionadas pelo número de monitores, já que essa é a nossa restrição para o atendimento aos alunos.
Entendemos que a motivação dos monitores é essencialmente a mesma que a dos professores: auxiliar os alunos nessa fase difícil de inicio de aprendizado de uma nova linguagem. A filosofia do R passa por uma ferramenta muito poderosa que é o projetos colaborativo de código aberto. O código aberto permite que haja construção modular e cumulativa baseada em todo o conjunto de trabalho já existente. O código aberto, apesar do preconceito associado a falta de segurança, é uma maneira eficiente e de baixo custo para encontrar erros (bugs) e refinar códigos.
Entendemos que esse curso está baseado na mesma filosofia, todo o material aqui apresentado é aberto e pode ser usado e/ou modificado por aqueles que estejam comprometidos com o mesmo objetivo didático, mas principalmente acreditamos que os monitores são colaboradores desse projeto e que no futuro levarão o curso do R para suas instituições.
Entendemos também que a monitoria é uma ótima oportunidade para um aprendizado mais aprofundado da linguagem. Com um pouco de experiência na linguagem, uma segunda leitura das atividades pelo angulo de quem está ensinando trás um amadurecimento enorme no uso da linguagem e na forma de ensiná-la. Nada melhor para aprender do que ter que ensinar!
“Tudo que ensinas a uma criança, impede-a de descobrir.”
Jean Piaget
Essa frase, que está na apresentação do curso, reflete a essência da filosofia didática.
As principais atribuições dos monitores são:
Além disso o grupo de monitores é responsável pelo estabelecimento da: