\documentclass[a4paper, oneside, 10pt]{article} \usepackage[english]{babel} \usepackage[unicode]{hyperref} \usepackage[utf8x]{inputenc} \usepackage{longtable} \usepackage{listings} \date{\today} \title{} \author{} \begin{document} \section{\texorpdfstring{Curso IBUSP/ESALQ - 2024}{Curso IBUSPESALQ 2024}} \label{sec:curso_ibuspesalq__2024} \begin{itemize} \item Veja as informações sobre a \href{http://ecor.ib.usp.br./doku.php?id=start\%23matricula}{matrícula} antes de consultar os professores. \item Em \textbf{2024}, o curso será oferecido no período de \emph{\underline{12 de agosto a 20 de setembro}}. As aulas presenciais acontecerão nas segundas, quartas e sextas no período de \emph{\underline{19 de agosto a 16 de setembro}} e serão oferecidas simultaneamente nos campi Butantan e ESALQ da USP, com equipes presenciais em cada uma destas unidades. \item O curso não terá atividades durante o recesso da semana da pátria (2 a 7 de setembro). \item A primeira semana do curso (12 a 16 de agosto) e a última (18 a 20 de setembro) serão dedicada a atividades remotas assíncronas e \textbf{obrigatórias}. \item Na semana de 12 a 16 de agosto, você deverá fazer obrigatoriamente as \href{http://ecor.ib.usp.br./doku.php?id=01_curso_atual:pre_curso}{01_curso_atual:pre_curso} \item Na semana de 16 a 20 de setembro haverá apenas uma aula presencial na segunda-feira (16 de Setembro) e o restante da semana será dedicada a lista final de exercícios. \item Na semana inicial e final ofereceremos atendimento online pelo \href{https://discord.gg/c37pKfAzYq}{ Fórum discoRd}. \item O vídeo abaixo descreve como foi o esquema da disciplina remota em 2020. Este ano a disciplina não será remota, será híbrida, mas iremos seguir, em parte, esse mesmo esquema. Por favor, assista para ter uma ideia de como o curso se dará. \end{itemize} Bem vindo(a). Aqui você encontrará a programação e material sobre a disciplina oferecida pela programa de Pós-Graduação em Ecologia do Instituto de Biociências e pelo programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais da ESALQ, ambos da Universidade de São Paulo. \subsection{\texorpdfstring{Curso Presencial em dois Campi}{Curso Presencial em dois Campi}} \label{sec:curso_presencial_em_dois_campi} A partir do ano de 2023, o curso é oferecido simultaneamente pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia do IBUSP e no Programa de Recursos Florestais da ESALQ. Em cada um desses programas, teremos uma equipe trabalhando presencialmente com os alunos. O curso é baseado em 9 tópicos, para cada um dos tópicos do curso, iremos ter as seguinte sequência de atividades: \begin{itemize} \item 1. \textbf{Aula introdutória:} encontro com aula expositiva ao vivo introduzindo o tópico ou parte dele. Para a unidade que não terá a aula presencial, ela será transmitida online via uma sala do Google Meet ou pelo canal do youtube como live. \item 2. \textbf{Tutorial}: roteiro autoexplicativo com atividades associadas ao tema, acompanhado de videoaulas de 30'. Essa atividade será assistida pelos monitores e professores em um esquema de revezamento, tanto pelo \href{https://discord.gg/c37pKfAzYq}{ Fórum discoRd} no moodle do e-disciplinas como presencialmente em cada unidade. \item 3. \textbf{Apostila online}: material complementar ao tópico que deve ser lido e exercitado. Fazer as atividades da apostila ajuda muito na fixação e complementação da linguagem. \item 4. \textbf{Exercícios}: exercícios que serão submetidos à plataforma \href{http://notar.ib.usp.br}{notaR}, um sistema de correção automática de exercícios e gerenciamento de notas, criado especialmente para esta disciplina. \item 5. \textbf{Fechamento do tópico } : atividade de duração de cerca de uma hora e meia, mediada pela equipe da disciplina, para tirar dúvidas gerais e fazer um fechamento do tema tratado. \end{itemize} \textbf{\underline{Atividades Preparatórias}} \\ Faça as atividades do \href{http://ecor.ib.usp.br./doku.php?id=01_curso_atual:pre_curso}{pre_curso} até antes do início das aulas presenciais/ao vivo. \textbf{\underline{Matricula}} Veja informações em: \href{http://ecor.ib.usp.br./doku.php?id=start\%23matricula}{matrícula}. \subsection{\texorpdfstring{Informações Gerais}{Informaoes Gerais}} \label{sec:informaoes_gerais} Disciplina oferecida pelos Programas de Pós-Graduação em Ecologia (IB) e Recursos Florestais (ESALQ), ambos da Universidade de São Paulo. \subsubsection{\texorpdfstring{Professores Responsáveis}{Professores Responsaveis}} \label{sec:professores_responsaveis} \begin{itemize} \item \href{http://ecologia.ib.usp.br/labtrop}{Alexandre Adalardo de Oliveira}, Lab. Ecologia de Florestas Tropicais \emph{LABTROP} - IBUSP (adalardo@usp.br) \item Ana Paula Aprigio Assis, Departamento de Genética e Biologia Evolutiva (paulaaprigio@usp.br). \item \href{https://www.renatodelima.com/}{ Renato A. Ferreira de Lima}, Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal \emph{LERF} - ESALQ (raflima@usp.br). \end{itemize} \subsubsection{\texorpdfstring{Professores Colaboradores}{Professores Colaboradores}} \label{sec:professores_colaboradores} \begin{itemize} \item \href{http://ecologia.ib.usp.br/let/doku.php?id=prado:start}{Paulo Inácio K. L. Prado}, Laboratório de Ecologia Teórica -IBUSP (prado@ib.usp.br) \item João Paulo dos Santos Vieira de Alencar \href{mailto:joaopaulo.valencar@usp.br}{joaopaulo.valencar@usp.br} - Pós-doutorando do Laboratório de Ecologia, Evolução e Conservação de Vertebrados da Ecologia - IBUSP. \item Melina Leite \href{mailto:melina.leite@ib.usp.br}{melina.leite@ib.usp.br} - IBUSP Ecologia \end{itemize} \paragraph{\texorpdfstring{Coordenação notaR}{Coordenaao notaR}} \label{sec:coordenaao_notar} \begin{itemize} \item Andre Chalom \item Mali Salles \end{itemize} \paragraph{\texorpdfstring{Monitores LabTrop}{Monitores LabTrop}} \label{sec:monitores_labtrop} \begin{itemize} \item Jennifer Prestes Auler \href{mailto:jennifer.auler@usp.br}{jennifer.auler@usp.br} \item Joyce Fernandes Ferreira \href{mailto:joyce.fernandes.ferreira@usp.br}{joyce.fernandes.ferreira@usp.br} \item Larissa Lotti \href{mailto:lari.lotti@usp.br}{lari.lotti@usp.br} \item Luisa Truffi \href{mailto:truffi.luisa@gmail.com}{truffi.luisa@gmail.com}, \item Marcel Zimmermann \href{mailto:marcel.amaral@usp.br}{marcel.amaral@usp.br} \item Matheus Batista dos Santos Pepe \href{mailto:matheus.pepe@usp.br}{matheus.pepe@usp.br} \item Rafael Melhem \href{mailto:rafael.melhem@usp.br}{rafael.melhem@usp.br} \item Marianela Pini \href{mailto:marianelapini@usp.br}{marianelapini@usp.br}, \end{itemize} \paragraph{\texorpdfstring{Monitores Ecologia e outros}{Monitores Ecologia e outros}} \label{sec:monitores_ecologia_e_outros} \begin{itemize} \item Amanda Campos \href{mailto:amandabrtcampos@gmail.com}{amandabrtcampos@gmail.com}, \item Natália Targhetta \href{mailto:natalia.targhetta@usp.br}{natalia.targhetta@usp.br}, \item Bruna de França Gomes \href{mailto:brugomes@ib.usp.br}{brugomes@ib.usp.br}, \item Mariella Butti \href{mailto:mbutti@usp.br}{mbutti@usp.br}, \item Sebastián Montoya \href{mailto:sebastian.montoya@usp.br}{sebastian.montoya@usp.br}, \item Victor Sibinelli \href{mailto:victor.sibinelli@usp.br}{victor.sibinelli@usp.br}, \end{itemize} \subsubsection{\texorpdfstring{Locais das aulas}{Locais das aulas}} \label{sec:locais_das_aulas} \begin{itemize} \item Aulas presenciais: IBUSP (Sala Multimídia 1 do Centro Didático\footnote{fique atento ao cronograma pode haver alteração de salas}) e ESALQ (Sala de Treinamento da SIESALQ) \end{itemize} * Aulas e atendimento remoto: wiki e \href{https://discord.gg/c37pKfAzYq}{ Fórum discoRd} da disciplina \subsubsection{\texorpdfstring{Avaliação}{Avaliaao}} \label{sec:avaliaao} \paragraph{\texorpdfstring{Nota Final}{Nota Final}} \label{sec:nota_final} * 80\% nota = média dos exercícios de tópicos\footnote{veja cálculo no quadro abaixo} * 20\% nota = média da lista final de exercícios \textbf{\underline{Cálculo da nota dos exercícios de tópicos}} \begin{itemize} \item \textbf{Média final}: \begin{itemize} \item exclui o tópico com menor nota \item média ponderada dos tópicos restantes \end{itemize} \end{itemize} \lstset{frame=single, language=rsplus, title=| Cálculo da nota final} \begin{lstlisting} notaFinal <- 0.8 * sum(notaTopicos[- which.min(notaTopicos)]) + 0.2 * notaLista \end{lstlisting} \subsection{\texorpdfstring{Programação}{Programaao}} \label{sec:programaao} \begin{itemize} \item Faça as \href{http://ecor.ib.usp.br./doku.php?id=01_curso_atual:pre_curso}{Atividades Preparatórias} \textbf{obrigatórias} antes do primeiro dia de aula. \item A disciplina consiste de aulas teóricas às segundas, quartas e sextas, seguidas de tutoriais e exercícios com o apoio dos monitores presencialmente. \item Espera-se que as terças e quintas estejam reservadas para estudo. Nesses dias os professores e monitores acompanham as dúvidas dos alunos remotamente pelo \href{https://discord.gg/c37pKfAzYq}{ Fórum discoRd}. \end{itemize} \begin{longtable}{|l|l|l|l|l|} \hline \multicolumn{5}{|l|}{\textbf{Primeira Semana}} \\ \hline \textbf{ Data } & \textbf{Período } & \textbf{ Local } & \textbf{ Assunto } & \textbf{Instrutor(es)} \\ \hline 12 a 16/08 & livre & livre & \href{http://ecor.ib.usp.br./doku.php?id=01_curso_atual:pre_curso}{Atividades Preparatórias} (\textbf{obrigatórias}) & Faça você mesmo! \\ \hline \multicolumn{5}{|l|}{\textbf{Segunda Semana}} \\ \hline \textbf{ Data } & \textbf{Período } & \textbf{ Local } & \textbf{ Assunto } & \textbf{Instrutor(es)} \\ \hline 19/08 & 9:00-10:30 & Presencial & Introdução ao curso \& Dúvidas das atividades preparatórias & Alexandre \\ \hline 19/08 & 11:00-12:00 & Presencial e Fórum & \href{http://ecor.ib.usp.br./doku.php?id=02_tutoriais:tutorial2:start}{Tutorial de Funções Matemáticas} & Equipe \\ \hline 19/08 & 14:00-17:30 & Presencial & Funções Matemáticas & Equipe \\ \hline 21/08 & 09:00-10:30 & Presencial & \href{http://ecor.ib.usp.br./doku.php?id=02_tutoriais:tutorial3:start}{Aula Leitura e Manipulação de Dados} & Alexandre \\ \hline 21/08 & 11:00-12:00 & Presencial e Fórum & \href{http://ecor.ib.usp.br./doku.php?id=02_tutoriais:tutorial3:start}{Tutorial Leitura e Manipulação de Dados} & Equipe \\ \hline 21/08 & 14:00-17:30 & Presencial & Leitura e Manipulação de dados & Equipe \\ \hline 23/08 & 09:00-10:30 & Presencial e Fórum & \href{http://ecor.ib.usp.br./doku.php?id=02_tutoriais:tutorial4:start}{Tutorial Análise Exploratória de Dados (AED)} & Equipe \\ \hline 23/08 & 11:00-12:00 & Presencial & \href{http://ecor.ib.usp.br./doku.php?id=02_tutoriais:tutorial4:start}{ Discussão Tutorial AED} & Equipe \\ \hline 23/08 & 14:00-17:30 & Presencial & Análise Exploratória de Dados & Equipe \\ \hline \multicolumn{5}{|l|}{\textbf{Terceira Semana}} \\ \hline \textbf{ Data } & \textbf{Período } & \textbf{ Local } & \textbf{ Assunto } & \textbf{Instrutor(es)} \\ \hline 26/08 & 9:00-10:00 & Presencial e Fórum & \href{http://ecor.ib.usp.br./doku.php?id=02_tutoriais:tutorial5:start}{Tutorial de Gráficos I} & Equipe \\ \hline 26/08 & 10:30-12:00 & Presencial & \href{http://ecor.ib.usp.br./doku.php?id=02_tutoriais:tutorial5:start}{Aula Gráficos I} & Alexandre \\ \hline 26/08 & 14:00-16:00 & Presencial e Fórum & \href{http://ecor.ib.usp.br./doku.php?id=02_tutoriais:tutorial5:start}{Plantão Gráficos I} & Equipe \\ \hline 26/08 & 16:00-17:30 & Presencial & Fechamento Gráficos I & Equipe \\ \hline 28/08 & 09:00-10:30 & Presencial e Fórum & \href{http://ecor.ib.usp.br./doku.php?id=02_tutoriais:tutorial5b:start}{Tutorial Gráficos II} & Equipe \\ \hline 28/08 & 10:30-12:00 & Presencial & \href{http://ecor.ib.usp.br./doku.php?id=02_tutoriais:tutorial5b:start}{ Aula Gráficos II} & Alexandre \\ \hline 28/08 & 14:00-16:00 & Presencial e Fórum & \href{http://ecor.ib.usp.br./doku.php?id=02_tutoriais:tutorial5b:start}{ Plantão Gráficos II} & Equipe \\ \hline 28/08 & 16:00-17:30 & Presencial & Fechamento Gráficos & Equipe \\ \hline 30/08 & 09:00-10:30 & Presencial e Fórum & \href{http://ecor.ib.usp.br./doku.php?id=02_tutoriais:tutorial6:start}{ Tutorial Teste de Significância} & Equipe \\ \hline 30/08 & 010:30-12:00 & Presencial & \href{http://ecor.ib.usp.br./doku.php?id=02_tutoriais:tutorial6:start}{Aula Teste de Significância} & Alexandre \\ \hline 30/08 & 14:00-16:00 & Presencial e Fórum & \href{http://ecor.ib.usp.br./doku.php?id=02_tutoriais:tutorial6:start}{Plantão Teste de Significância} & Equipe \\ \hline 30/08 & 16:00-17:30 & Presencial & Fechamento Teste de Significância & Equipe \\ \hline \multicolumn{5}{|l|}{\textbf{ Semana da Pátria}} \\ \hline \textbf{ Data } & \textbf{Período } & \textbf{ Local } & \textbf{ Assunto } & \textbf{Instrutor(es)} \\ \hline 02-07/09 & livre & livre & Não haverá aula & Descansem! \\ \hline \multicolumn{5}{|l|}{\textbf{Quarta Semana}} \\ \hline \textbf{ Data } & \textbf{Período } & \textbf{ Local } & \textbf{ Assunto } & \textbf{Instrutor(es)} \\ \hline 09/09 & 9:00-10:30 & Presencial e Fórum & \href{http://ecor.ib.usp.br./doku.php?id=02_tutoriais:tutorial7:start}{Tutorial de Modelos Lineares} & Equipe \\ \hline 09/09 & 10:30-12:00 & Presencial & \href{http://ecor.ib.usp.br./doku.php?id=02_tutoriais:tutorial7:start}{ Aula de Modelos Lineares} & Alexandre \\ \hline 09/09 & 14:00-16:00 & Presencial e Fórum & \href{http://ecor.ib.usp.br./doku.php?id=02_tutoriais:tutorial7:start}{ Plantão de Modelos Lineares} & Equipe \\ \hline 09/09 & 16:00-17:30 & Presencial & Fechamento Modelos Lineares & Equipe \\ \hline 11/09 & 9:00-11:30 & Presencial & Aula Reamostragem & Alexandre \\ \hline 11/09 & 14:00-16:00 & Presencial e Fórum & \href{http://ecor.ib.usp.br./doku.php?id=02_tutoriais:tutorial9:start}{ Tutorial Reamostragem} & Equipe \\ \hline 11/09 & 16:00-17:30 & Presencial e Fórum & \href{http://ecor.ib.usp.br./doku.php?id=01_curso_atual:exerpermuta}{ Plantão Reamostragem} & Equipe \\ \hline 13/09 & 9:00-11:30 & Presencial & Aula Funções & Alexandre \\ \hline 13/09 & 14:00-16:00 & Presencial e Fórum & \href{http://ecor.ib.usp.br./doku.php?id=02_tutoriais:tutorial8:start}{Tutorial Funções} & Equipe \\ \hline 13/09 & 16:00-17:30 & Presencial e Fórum & \href{http://ecor.ib.usp.br./doku.php?id=01_curso_atual:exercicios9}{ Plantão Funções} & Equipe \\ \hline \multicolumn{5}{|l|}{\textbf{Quinta Semana}} \\ \hline \textbf{ Data } & \textbf{Período } & \textbf{ Local } & \textbf{ Assunto } & \textbf{Instrutor(es)} \\ \hline 16/09 & 9:00-10:30 & Presencial e Fórum & Aula de Edição de texto & Renato \\ \hline 16/09 & 10:30-12:00 & Presencial & \href{http://ecor.ib.usp.br./doku.php?id=02_tutoriais:tutorial12:start}{ Tutorial Edição de texto} & Equipe \\ \hline 16/09 & 14:00-16:00 & Presencial & \multicolumn{1}{|c|}{ Aula de Organização de diretórios } & Renato \\ \hline 16/09 & 16:00-17:30 & Presencial e Fórum & Tutorial Organização de diretórios & Equipe \\ \hline 18- 20/09 & livre & Fórum & \multicolumn{1}{|c|}{ Lista de Exercícios Finais } & Atendimento pela Equipe \\ \hline \end{longtable} \subsection{\texorpdfstring{Bibliografia Básica}{Bibliografia Basica}} \label{sec:bibliografia_basica} A quantidade de material disponível sobre programação em R é muito extensa. Aqui apresentamos uma compilação da documentação oficial que consideramos mais importante e algumas fontes que avaliamos ser mais interessante. Para os que acompanham cursos online, indicamos o curso de \href{https://www.coursera.org/course/rprog}{programação em R} no Coursera oferecido pela \href{https://www.coursera.org/jhu}{Johns Hopkins University}. \subsubsection{\texorpdfstring{Livros}{Livros}} \label{sec:livros} \textbf{William N. Venables and Brian D. Ripley. Modern Applied Statistics with S. Fourth Edition. Springer, New York, 2002.} Conhecido na comunidade R como \emph{,,The Book"}, é a referência básica do usuário, mas é preciso alguma experiência para aproveitá-lo bem. Seu pacote companheiro é o \texttt{MASS}\footnote{este e os demais pacotes citados aqui estão disponíveis no CRAN}, que faz parte da instalação básica do R. Visite o \href{http://www.stats.ox.ac.uk/pub/MASS4/}{site} do livro para atualizações, exercícios e muito mais. \textbf{John Fox. An R and S-Plus Companion to Applied Regression. Sage Publications, Thousand Oaks, CA, USA, 2002.} Excelente livro sobre regressão linear, e uma ótima introdução à construção de modelos no R. O pacote companheiro, \texttt{car}, tem ótimas funções para diagnóstico de regressões. Visite também o \href{http://socserv.socsci.mcmaster.ca/jfox/Books/Companion/index.html}{site} do livro. \textbf{John Verzani. Using R for Introductory Statistics. Chapman \& Hall/CRC, Boca Raton, FL, 2005.} Derivado de manual \href{http://www.math.csi.cuny.edu/Statistics/R/simpleR/printable/simpleR.pdf}{disponível gratuitamente} no site do autor, esta é uma das melhores introduções à linguagem para principiantes. Muito didático e com ótimos exercícios. Veja também o \href{http://wiener.math.csi.cuny.edu/UsingR/}{site} do livro, e o pacote \textbf{usingR}. \textbf{Crawley, M. J. The R Book. Wiley, New York, 2007.} Um livro muito completo e feito por um ecólogo, para ensinar estatística e a linguagem. Referência obrigatória para pessoas da área de biologia, principalmente de ecologia. Veja também o \href{http://www.bio.ic.ac.uk/research/mjcraw/therbook/index.htm/}{site} do livro. \subsubsection{\texorpdfstring{Documentação On Line}{Documentaao On Line}} \label{sec:documentaao_on_line} \textbf{NOTA:} Selecionamos aqui alguns manuais on-line que nos parecem boas introduções. Há muito mais na seção \href{http://cran.r-project.org/other-docs.html}{Contributed Documentation} do site do R. \textbf{Venables, W.; Smith, D.M; \& R Development Team } \href{http://cran.r-project.org/doc/manuals/R-intro.pdf}{An Introduction to R. Manual online}. Manual oficial de introdução ao R. \textbf{Carlos Alzola and Frank E. Harrell \href{http://cran.r-project.org/doc/contrib/Alzola+Harrell-Hmisc-Design-Intro.pdf}{An Introduction to S and the Hmisc and Design Libraries}” } O Pacote Hmisc veio do S-Plus, e tem várias funções muito úteis para manipulação e análise exploratória de dados. O manual é extenso e é uma referência muito completa sobre a linguagem S. \textbf{Petra Kuhnert and Bill Venables \href{http://cran.r-project.org/doc/contrib/Kuhnert+Venables-R_Course_Notes.zip}{An Introduction to R: Software for Statistical Modelling \& Computing}.} Apostila de 360 páginas de curso de Introdução ao R, além dos scripts de aula e conjuntos de dados. \textbf{Alex Douglas, Deon Roos, Francesca Mancini, Ana Couto and David Lusseau \href{https://intro2r.com/}{An Introduction to R}.} Apostila introdutória com alguns outros assuntos além o R, como versionamento via git. \subsubsection{\texorpdfstring{Veja também}{Veja tambem}} \label{sec:veja_tambem} Duas dicas do monitor Vitor Rios: \begin{itemize} \item \href{http://www.computerworld.com/article/2497143/business-intelligence-beginner-s-guide-to-r-introduction.html?null}{ Beginner's guide to R} - uma breve introdução sobre a linguagem publicada na revista online \emph{ComputerWorld}. Um guia compacto sobre tópicos básicos. \item\href{http://adv-r.had.co.nz}{ Advanced R}. Compilação online do livro de mesmo nome de autoria de Hadley Wickham. Descrição do público alvo, pelo autor: \emph{,,The book is designed primarily for R users who want to improve their programming skills and understanding of the language."} \end{itemize} \subsubsection{\texorpdfstring{Outros Recursos}{Outros Recursos}} \label{sec:outros_recursos} \begin{itemize} \item \href{https://swirlstats.com/}{swiRl}: pacote com curso interativo no próprio console do R. \item \textbf{\emph{\href{https://cran.r-project.org/web/views/}{Taskviews}}}: são listas comentadas dos pacotes do R para uma certa área ou tema, mantidas no \href{http://cran.r-project.org/mirrors.html}{CRAN}\footnote{Comprehensive R Archive Network, repositório oficial dos programas e pacotes do R}. Para nossa área, p.ex, há os \emph{views} \emph{Environmetrics}, \emph{Multivariate}, \emph{Genetics}, \emph{Spatial}. Todo espelho de \href{http://cran.r-project.org/mirrors.html}{CRAN} mantém uma cópia dos \emph{taskviews}. Para o espelho da FMV-USP o link é \url{http://www.vps.fmvz.usp.br/CRAN/web/views/}. \item \href{http://journal.r-project.org/}{The R Journal}: periódico mantido pelo R Project, onde são publicados artigos sobre novos pacotes, dicas para programadores e usuários, e uso do R nas mais variadas aplicações estatísticas. \item \href{http://www.jstatsoft.org}{Journal of Statistical Software}: tem sido o principal veículo sobre análises e novos pacotes no R. Muitos dos principais pacotes usados em ecologia e biologia têm artigos com exemplos de aplicação neste periódico. Há fascículos especiais, incluindo um sobre \href{http://www.jstatsoft.org/v22}{uso do R em ecologia}, e outro sobre \href{http://www.jstatsoft.org/v24}{análises de redes} (com ênfase para dados de ciências sociais). \item \href{http://www.statmethods.net/index.html}{Quick R}, de Rob Kabakoff: um guia rápido \emph{on line} muito bem organizado e fácil de consultar. Foi criado para facilitar a migração de usuários de outros pacotes, mas é um recurso de consulta rápida útil para todos. \item \href{http://en.wikibooks.org/wiki/R_Programming}{The R Wikibook}: manual muito completo na coleção de \href{http://en.wikibooks.org/wiki/Main_Page}{Wiki Books}. \end{itemize} \end{document}